Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche. Martha Medeiros

Colored pencils on paper by Marco Mazzoni



Hora após hora, ele regressa ao meu pensamento,
e vem do lugar de todas as ausências, e tem nos braços a mesma curva
onde os pássaros iniciam o primeiro vôo.

Graça Pires


Hoje não me evado do silêncio deixo-me nele
numa nostalgia estúpida do que não nada espero.

Silvia Chueire


Grave tua voz me acaricia e afogada nela minha alma se abandona.

Eugênia Fortes


Inda percorro os dias e as noites sem sono e o que perpassa é o sonho.

Glória de Sant'Anna


Há silêncios que me protegem e silêncios que me atormentam.
Outros há que me crescem rente à pele.

Maria José Quintela


Minha boca sopra no vento: eu te amo eu te amo
uma navalha corta em dois meu coração.

Cacaso


Recordo-te a respirar ali a casa no silêncio
o silêncio em ti tu em mim
e depois não me lembro de mais nada.

Sarah Adamopoulos


Digo adeus e todas as despedidas se alinham no horizonte que se fecha.

Eugénia de Vasconcellos


Que dizer da borboleta que pousa de ramo em ramo?

Casimiro de Brito


Diz-me do amor as palavras mais absurdas
Se mas disseres na boca serão todas elas verdades.

Encandescente


Pior que a solidão pura e simples é esta povoada pelo fantasma de um amor
que havemos de carregar pelos anos afora...

J.G. Araujo Jorge


... e posso permanecer em silêncio de olhos bem abertos
sem ousar mover-me um centímetro que seja.

Fernando Dinis


Tu escolhes o lugar da ferida onde emitimos nosso silêncio...

Alejandra Pizarnik


Disse nunca mais.
E nunca mais tem a força mortal do tempo.

Eugênia Fortes


Sem te tocar vives-me nas mãos...

Nelson d'Aires


Na solidão não há perigo, eu sei,
mas como me isolar de meus demônios?

Salete Aguiar


Que importa que ignores minha sede se tua miragem é água cristalina.
E a miragem eu firo com mil línguas e cada uma é um pássaro a bebê-la.

Micheliny Verunschk


Das duas de mim só percebeste a louca
A voz de íntima nudez o grito surdo da fêmea...

Paula Tavares


O teu silêncio cresce e o que resta são murmúrios de ausência
neste espaço que se veste de mágoa

António Sem


Una sombra de pájaros se aleja hacia ese lugar donde me olvidas.

Belén Sánchez


Dolor por estar contigo en cada cosa. Por no dejar de estar contigo
en cada cosa. Por estar irremediablemente contigo en mí.

Ana Rossetti


¿En qué lugar, en dónde, a qué deshoras me dirás que te amo?
Esto es urgente porque la eternidad se nos acaba...

Jaime Sabines


Uma pessoa não pode viver na dor e na falta a esperar que o tempo volte.

Silvia Chueire


Repete comigo: amo-te. Nada mais. Não preciso mais.
Apenas as vozes em uníssono.

E. Fortes


Mi nostalgia ha pintado tu perfil wagneriano
sobre el velo tremendo de la ausencia...

Delmira Agustini


Sinto a tua falta... não sabes o vazio iminente de que eu não a sinta.

Silvia Chueire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A pintura é uma poesia que se vê e não se sente, e a poesia é uma pintura que se sente e não se vê.

Leonardo da Vinci