Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche. Martha Medeiros

Painting by Martin Johnson Heade



Ao atravessar as portas do tempo… nem orquídeas, nem flores de cerejeira,
nem o fogo na lareira… ardendo lento!

BlueShell


Preparo-me devagar para enfrentar o espelho da alma sem maquiagem...

Alice Daniel


Tracei nas mãos o nosso destino e vi-te a atravessá-lo no in-exacto momento
de um único fim.

Matilde D' Ônix


Pra que lado sopra o vento? Sei apenas que sopra em meu rosto é uma brisa,
arejado frescor de orquídea em flor...

Helio Jenné


O vento não leva consigo o silêncio só amplia o grito que nele existe
no verde inquieto da copa das árvores.

Alice Daniel


Hoje, vejo-me caminhando de mãos dadas com a vida.
Ah! Mas quanta ousadia andar assim... pisando em poesias.

Rita Costa


E porque a noite não tem limites alargo o dia e faço-me dia
e faço-se sol porque o sol existe.

António Ramos Rosa


Há uma orquídea sobre o dorso claro da mulher.
Seu desenho gravado para sempre.

Marcello Rollemberg


É na solidão que me encontro comigo mesma, me conheço, me descubro...

BlueShell


Faz tudo como se estivesses a ser contemplado.

Epicuro


Que caia o silêncio porque é essa ausência de som, esse sentir azul
que permanece nas horas em que muitos sons se fazem ouvir.

Alice Daniel


Embora tenha o sol para me alumiar e a lua e as estrelas depois do sol se pôr
sem a luz dos teus olhos negros é sempre negra a noite em meu redor.

Bhartrihari


Apressa-te, amor, que amanhã eu morro, que amanhã morro
e não te digo...

Cecília Meireles


Partirei e levarei comigo noites longas de lágrimas sem conta...
de esperas sem fim!

BlueShell

Um comentário:

A pintura é uma poesia que se vê e não se sente, e a poesia é uma pintura que se sente e não se vê.

Leonardo da Vinci